Assinar no LinkedIn
top of page

Quem é o scout literário: 3 coisas que os escritores precisam saber

Alô, meu aconselhado! Que dia lindo para falar sobre mais um assunto sensacional. Você sabe o que é um scout literário e como ele pode te ajudar no mundo dos livros? Então vem comigo que eu te explico!


Scout literário é basicamente aquele profissional que trabalha na indústria editorial e fica responsável por descobrir novos talentos literários e avaliar o potencial comercial de um livro! Engraçado... Parece que eu conheço alguém que faz esse corre! 🤭


Sabendo disso, vou te mostrar uma lista com 3 coisas muitíssimo importantes para você saber sobre o scout literário. Segue o fluxo.


1. As maravilhas que um scout literário faz por você!

Como o trabalho dele é descobrir novos talentos e identificar obras com potencial de venda, você, amado escritor, pode se beneficiar (e muito!) de algumas habilidades que esse profissional do livro tem. Dá uma conferida em algumas!


a) Conhecimento do mercado editorial: o scout sabe as tendências do mundo dos livros, está antenado nas novidades editoriais, quais são os autores mais vendidos, os gêneros literários em alta e quais são as editoras mais importantes e em ascensão.


b) Ele faz leitura crítica: avaliar um texto de forma completa e saber o potencial de venda de um livro também é função de um scout literário. Isso é essencial para um escritor na hora de identificar a qualidade literária da obra, bem como sua originalidade e apelo ao público leitor.


c) Networking: a palavra e habilidade da modinha (pasmem ou não) também é outro requisito que um scout precisa ter de sobra. Uma boa rede de contatos no mercado editorial, incluindo agentes literários, editores e outros scouts facilita demais a vida de um escritor, que muitas vezes não tem tempo nem recursos para fazer esse papel.


d) Comunicação: é a chave do sucesso, né? Tanto para se relacionar com você, escritor, quanto para apresentar descobertas e ideias de obras maravilhosas (quem sabe a sua 😉) aos editores e outros profissionais do editorial.


e) Extra: um scout que também seja editor ou produtor editorial vale ouro, pois o suporte é 100% maior. Isso porque o scout é o melhor amigo das editoras, afinal, os agentes enviam dezenas de livros para eles, então como saber em qual investir? O scout, que está de olho nas tendências, é quem ajuda nisso!


Fala aí, só com essa listinha você já ficou com os olhos brilhando, certo? Mas calma que tem mais! Continua comigo.


2. Como um scout literário avalia o potencial de um livro?

Para isso, o scout leva em consideração diversos aspectos, como a originalidade da história, a qualidade da escrita, a adequação do tema ao público-alvo e o potencial comercial da obra. Anota bem isso, meu aconselhado, por que escrever livro que ninguém vai ler não é o seu sonho, né?


Ele também analisa se o enredo é inovador e se os personagens são bem construídos e cativantes, além disso, avalia a qualidade da escrita, prestando atenção na fluidez da narrativa, riqueza de detalhes e habilidade do autor em criar diálogos, personagens e descrições convincentes.


Além disso, o scout literário também deve considerar se o tema abordado no livro é adequado ao público-alvo e estuda o potencial de vendas da obra. Por exemplo, levando em consideração fatores como a demanda do mercado, a concorrência e a possibilidade de venda dos direitos autorais para adaptação em outras mídias, como cinema e televisão (não é por nada, mas alguns mentorados meus já estão nesse caminho, sabia?).


3. Quais são as principais diferenças entre um scout literário e um agente literário?

Essa é a pergunta que não quer calar. Mas você vai ver o quanto esses dois profissionais fazem coisas bem diferentes. Um scout literário e um agente literário atuam no mercado editorial, mas têm funções distintas. Se liga!


O scout literário é responsável por descobrir novos talentos literários e identificar obras promissoras para aquisição pelas editoras. Ele atua como um olheiro, buscando por obras que possam ter sucesso comercial e/ou crítico. O scout geralmente trabalha para uma agência literária, editora ou até mesmo produtora, mas também pode ser um profissional autônomo.


Aqui na CL atuo de uma forma diferente: primeiro faço a captação de obras e autores através das mentorias e cursos, auxilio na criação literária e, se vejo autores com potencial, eu os ''adoto'' e levo ao melhor caminho, que pode ser um agente ou um player.


Recentemente também comecei a atuar como scout dentro de editoras e produtoras, mas o mercado brasileiro ainda não valoriza muito este profissional, diferente do exterior. Aliás, aqui nem a leitura crítica chegou direito nas editoras, coisa que já faço há 8 anos com os autores independentes. Bom, continuando...


O agente literário é responsável por representar os autores e suas obras perante as editoras. Ele negocia contratos de publicação, direitos autorais, traduções, entre outros aspectos relacionados à carreira do autor. O agente também ajuda o autor a desenvolver sua carreira, oferecendo orientações.





E aí, meu queridão! O que achou desse profissional ma-ra-vi-lho-so? E, assim, não é por nada, mas eu faço essas duas coisas, com foco no scout. Essa parte do agenciamento, por exigir exclusividade e conhecimento total quanto a direitos autorais, não é a nossa prioridade, por isso adoro encaminhar bons autores para ótimos agentes. E quero muito te ajudar a conhecer e entrar no mundo dos livros real oficial!


Por isso, te lembro que a CL tem o Clube dos Aconselhados, um projeto 100% gratuito e online. É um grupo de leitores, escritores e profissionais do livro que se encontram nos Domingões da Marry, que conta com participações superespeciais, para conversar sobre o mercado editorial e fazer leituras coletivas. Ah, e sempre tá rolando uma aula de criação literária comigo!


Ficou interessado? Então vai no meu Instagram, clica no link da bio e entre já no Clube! Tô te esperando, meu aconselhado!

 
 
 

Comments


bottom of page