Você, meu caro aconselhado, já ouviu falar do meme, SUPER atual, Barbienheimer? Se não, vou te contar um pouco sobre essa história engraçada que pode ensinar muito sobre como promover nosso trabalho de forma criativa e divertida.
O meme surgiu quando foi anunciado que o filme da Barbie e o Oppenheimmer seriam lançados no mesmo dia. Claroooooooo que a internet não perdoou e criou o meme Barbienheimer, que viralizou em todas as redes sociais.
''Bom, mas Marry, como criar maneiras divertidas de falar sobre nosso livro em todos os lugares para um público diverso e sem serem exaustivas?'' Ah, eu te explico, amore da minha vida, xá comigo! Barbie nos deu algumas ideias: "vaze" informações para deixar as pessoas curiosas; traga-as para o seu universo (esta Barbie é...); não entregue tudo de uma vez, dê o que o público quer saber aos pouquinhos! Já Oppenheimer nos mostrou que faz suspense ajuda muito. A segunda lição é que não devemos ter medo de associar nossa obra a outras parecidas (ou não). Isso pode ajudar a chamar a atenção de pessoas que já gostam dessas outras obras e estão procurando por algo novo para ler.
E a terceira lição é que criar uma polêmica (de brincadeira) pode ser uma boa maneira de divulgar nosso trabalho, como foi o caso deles, lançando os filmes no mesmo dia. Mas lembrem-se que: editoras, agentes e produtoras olham os seus perfis, então nada de polêmicas ruins, viu? Tudo na medida certa e de acordo com a tua proposta de escrita.
Então, se você está procurando maneiras de divulgar seu livro, por que não se inspirar nessa história engraçada e criar sua própria estratégia de marketing? Quem sabe você não se torna o próximo meme viral da internet? Ou quem sabe ainda a sua obra não se destaca por algum diferencial que ela tem?
Dica extra: Ter uma trajetória consolidada, como foi o caso do diretor de Oppenheimer ou da diretora de Barbie é um exemplo de comunidade, afinal, as pessoas tornam-se fãs de qualquer coisa que crie, assim como ocorre com escritores e seus leitores fiéis. Precisa de ajuda com isso? Chama a CL, meu aconselhado! Estamos aqui para ajudá-lo a criar! Atenção: esse artigo foi criado em parceria com a Editora Fantástica para tornar-se um post lindíssimo que tá lá no nosso Instagram. <3 Inclusive, você quer uma fonte inesgotável de ideias?
Então vem conhecer o CCL, meu Curso de Criação Literária, que começa no final de agosto!
Para mais informações, me segue no Instagram, clica no link da bio e vem comigo!
Vai ser demais poder te ajudar a criar o seu livro dos sonhos!
Commentaires