Construção de mundos literários: aprendendo com a Barbie
- 20 de jul. de 2023
- 2 min de leitura
Atualizado: 26 de jul. de 2023
Ei, meu aconselhado! Hoje eu trouxe uma fonte in-crí-vel de inspiração para a construção de mundos (o famoso worldbuilding) do seu livro: a Barbie! 💗
Siiim, você leu direito! Saiba como a boneca mais famosa da face da Terra pode ensinar você, querido escritor, a pensar histórias envolventes e criativas para as suas obras.
Então, pegue sua caneta e vamos mergulhar nessa caixinha de surpresas mágicas 🖋
1. Explorando diferentes carreiras e realidades
Barbie já foi de astronauta a médica, mostrando pra gente que a diversidade é uma ótima maneira de enriquecer a construção de mundos. Dê vida ao seu livro apresentando personagens vindos de culturas diferentes, grupos sociais variados, até mesmo de outros planetas (por que não?), dando uma perspectiva ampla e interessante.
2. Personalidade de sobra
A Barbie só é a boneca mais conhecida do mundo todo porque tem uma personalidade marcante e inconfundível. Da mesma forma, querido escritor, seus personagens devem ser únicos e inesquecíveis. Desenvolva características distintas para cada um, a fim de cativar os leitores. Dê dicas de como seus personagens pensam, por que agem daquele jeito e, quando possível, conte a história de vida deles. É identificação que chama, né?
3. Cenários vibrantes
Assim como a Barbie é conhecida por seus tons de rosa e brilho, seu livro também pode se beneficiar de uma paleta de cores rica e variada, já pensou? Use a descrição visual para pintar seu mundo com detalhes coloridos, despertando a imaginação dos seus leitores. Ser detalhista na medida certa e ter uma boa proposta ilustrativa (mesmo que com palavras) é essencial, viu?
4. Desvendando lugares exóticos
Nossa boneca preferida viaja para destinos diferentes e está sempre pronta para viver aventuras emocionantes, do jeitinho dela, claro. Da mesma forma, seus mundos literários podem se beneficiar de cenários únicos e cheios de vida. Leve seus leitores em uma jornada de descoberta mesmo, sabe? Transporte eles para lugares desconhecidos e nunca antes vistos. Sabe quando a Barbie foi para a Fairytopia ou viajou para a época dos Três Mosqueteiros? Essa é a ideia, meu aconselhado.
5. Lições de vida
Por trás de toda a diversão, a Barbie sempre ensina lições valiosas (o primeiro coach do mundo foi uma boneca, oi?). Do mesmo jeitinho, seus livros podem transmitir mensagens poderosas, que tenham significado e propósito. Incorpore temas universais, como amizade, coragem e autoaceitação, tocando os corações dos leitores. No final das contas, as histórias que queremos ler têm tudo a ver com o que queremos para a nossa vida, não é mesmo?

Então, meu amado aconselhado, agora que você tem essas dicas preciosas da Barbie sobre construção de mundos literários, solte a sua criatividade e deixe a imaginação voar! Mas se for até a Fairytopia, não esquece de voltar!
Conte sempre com a CL! E não se esqueça de me seguir no Instagram para receber mais dicas encantadoras sobre como escrever cada vez mais e melhor!
Talvez essa leitura também te interesse:
Comments