Assinar no LinkedIn
top of page

Como escrever uma personagem cativante?

Bom dia/Boa tarde/Boa noite, meu aconselhado!


Sem dúvidas, uma das coisas que mais fisgam os leitores são as personagens cativantes. Eles são capazes de chamar e prender a atenção, despertar interesse e gerar empatia. Por isso, hoje trouxemos 3 livros com exemplos de características para você se inspirar e escrever

narrativas que agarrem o seu público!

Fundo com estantes de livros e uma mulher de óculos e cabelo liso no meio da foto lendo um livro verde e rodeados por livros formando uma moldura envolta dela.
Foto de Ying Ge na Unsplash

1 – Os olhos de cigana oblíqua e dissimulada de Capitu


O nosso querido Bruxo de Cosme Velho, Machado de Assis, com certeza balançou a estrutura da literatura brasileira quando criou Capitu. A personagem de Dom Casmurro (1899) é uma das mais icônicas do autor. Sem ter sequer um capítulo narrado por ela, a nossa “Olhos de cigana oblíqua e dissimulada” é sempre lembrada por sua personalidade magnética e ambiguidade em relação aos seus sentimentos por Bentinho. Sua natureza forte e marcante a tornou moradora permanente na imaginação Dom Casmurro, assim como na mente de todos nós!


2- Os marcantes All Star de Sofia


Sofia, de Carina Rissi, representa toda a sua individualidade com os seus amados sapatos All Star: é autêntica, moderna e engraçada. Esse item tão simples e banal – quem não conhece a famosa marca?! – cria uma forte conexão afetiva com os leitores, que conseguem se enxergar nessa personagem Perdida (2011) em suas situações atrapalhadas.


Com sua capacidade de rir de si mesma, ela se torna mais humana e encantadora aos olhos de quem a lê. Afinal, quem nunca passou por uma queda engraçada ou foi parar em outro século

por acidente, não é mesmo?


3 – Os horóscopos de Luna


A determinação e as aventuras de Luna, outra personagem de Carina Rissi, em No mundo da Luna (2015), são elementos que divertem e envolvem os leitores. Aqui, o seu crescimento pessoal e profissional se junta aos seus desastres amorosos e a incerteza do futuro: namorado que a trai com a vizinha, carro quebrado, chefe que sequer sabe seu nome!


É uma leitura leve, romântica, engraçada e com muito misticismo, já que seu trabalho é escrever sobre uma coisa que não acredita, os horóscopos! É uma mulher “gente como a gente”, que gera muita identificação com o seu público.


Bem legal, né? Afinal, quem não ama uma personagem bem construída? Então se você quer narrar personagens que cativam, estudar e testar esses traços por meio de suas histórias, pode contar com a CL para atingir o seu objetivo! 🥰


Nós temos mentorias, cursos e o nosso Clube dos Aconselhados, um espaço gratuito para trocas literárias. Em agosto também teremos uma nova turma para o curso de Criação Literária, então corre para adicionar o seu nome na nossa lista de espera!


É só clicar no link na bio do Instagram. Te aguardo, aconselhado!


Talvez essa leitura também te interesse:




Comments


bottom of page