Olá, meu aconselhado! Muitos de nós nascemos com a habilidade de contar histórias, seja por meio de uma canção, desenho ou conto. Mas, às vezes, essa habilidade parece que vai sumindo quando tentamos colocar nosso conhecimento em prática, não é mesmo?
Eu sei que, para muitas pessoas, escrever é só um hobby relaxante e inspirador, mas para outras, uma carreira. Agora, se você é um leitor apaixonado e deseja passar a escrever também, vou te guiar com cinco passos importantes para começar essa jornada.
Desde encontrar um tema de interesse até melhorar sua habilidade escrita, abordaremos algumas técnicas eficazes para você escrever com confiança e criar algo incrível, meu aconselhado. E são ótimas as notícias para você que é iniciante: escrever não é difícil de aprender, desde que você receba os conselhos certos.
Se você é um leitor ávido mas tem encontrado dificuldades de transmitir suas ideias...
Se está procurando despertar de novo aquela luz criativa que existe dentro de você, estes conselhos são para você, meu querido aconselhado!
1. Desenvolvendo a motivação certa: é importante ter em mente por que você quer aprender a escrever, seja para desenvolver uma habilidade pessoal ou profissional. Talvez o que você quer é contar uma história ou escrever algo que viveu. Existem escritas que curam, por exemplo. Em outras vezes, só queremos dar vida a uma ideia. Sem motivação, será difícil manter o foco e persistir no seu objetivo, meu aconselhado. Então força na peruca e foco no propósito!
2. Aprendendo as técnicas básicas: antes de começar a escrever, é ideal que você aprenda o básico da escrita criativa, criação literária, estruturação de obra e os elementos principais da literatura, como plot, criação de multiverso, de personagens e de narrador. Isso vai te dar base suficiente para iniciar o processo criativo, isso eu garanto. Se você não sabe o que são todos esses termos, fica até o final que te conto como posso te ajudar.
3. Conhecendo o seu público: é importante saber quem vai ler o seu texto, pois isso influencia diretamente na forma como ele será escrito. Sei que muitos acham isso inútil e até estranho, mas se o seu objetivo é fazer sucesso com sua obra, é extremamente necessário. Se for uma história que se passa em outra época, por exemplo, você não pode escorrer na linguagem, que era mais formal. Já um texto juvenil deve ser mais descontraído. Mas se sua escrita é somente um hobby, pode ignorar isso.
4. Elaborando uma narrativa convincente: uma boa história tem personagens interessantes, um enredo bem construído, momentos de catarse e uma boa dose de criatividade. É preciso despertar o interesse do leitor, capítulo a capítulo, para que ele siga até o final da leitura. E isso, meu aconselhado, envolve muitas coisas. Escrever um livro realmente cativante não é tarefa fácil, mas, com a ajuda certa, você vai deslanchar.
5. Praticando a escrita: não há nada melhor do que praticar para se tornar um bom escritor! Escreva todos os dias, explore diversos gêneros literários, pesquise e teste tipos de escrita diferentes. Faça isso até entender qual é o seu favorito e descobrir o seu estilo e a sua voz como escritor. E claro, siga lendo muito também, principalmente obras dos gêneros que quer trabalhar. Dessa forma, você estará sempre se aperfeiçoando e evoluindo como escritor.
Ainda sente que não consegue fazer isso tudo sozinho? Fica tranquilo, meu aconselhado.
Tenho uma dica extra para você: entre no CEC, meu Curso de Escrita Criativa e Criação Literária. A segunda turma de 2023 iniciará no começo de maio! Não perca!
コメント